Uma pesquisa divulgada pela Deloitte Research previu que a indústria dos games será até cinco vezes maior do que a atual já no ano de 2010. Segundo o estudo, os fatores responsáveis por esse crescimento serão velocidade de processamento dos chips, que continuará dobrando a cada dois anos (Lei de Moore), banda larga cada vez mais difundida e capacidade de armazenamento beirando a casa dos terabytes no computador doméstico médio.
A Deloitte prevê ainda que a base de aparelhos de entretenimento eletrônico, excluindo os computadores pessoais dessa contagem, crescerá de 415 milhões em 2004 para 2,6 bilhões em 2010. Outro fator positivo para o crescimento da indústria de games é a introdução de novas plataformas dentro do mercado, como telefones celulares, tocadores de MP3, PDAs, brinquedos infantis e até mesmo aparelhos de ginástica.
Segundo a Lei de Moore, até 2010 a velocidade de processamento e capacidade de memória deverão apresentar crescimento de oito vezes em relação às atuais.
É estimado que 450 milhões de lares em todo o mundo contarão com acesso à internet por banda larga, além de 1 bilhão de pessoas com acesso a telefones móveis capazes de rodar conteúdo multimídia.
A Deloitte estima que esses fatores, em conjunto com a popularização das propagandas dentro dos games, permitirão que a indústria de entretenimento eletrônico se combine a outros setores de mercado relacionados, como fonográfico, de telecomunicações e até mesmo educacional. |