Game da O.N.U. foi baixado 4 milhões de vezes
Games com temas sociais e com propósitos de conscientizar o jogador em relação à guerras e questões políticas do mundo estão se tornando um fenômeno mundial e competindo no mesmo nível de sucessos como Halo e GTA, de acordo com o New York Times. O game Peacemaker explora a guerra entre Israel e a Palestina. No jogo é possível escolher um dos países para liderar, frente a uma forte crise. Para prosperar, é necessário saber tratar de paz, mas também revidar em caso de ataque, para não perder o poder. "Peacemaker é um jogo que vicia. As pessoas ficam por horas procurando soluções. Eu sei mais sobre o conflito do que lendo jornais por 10 anos", diz Asi Burak, um Israelense que estuda nos Estados Unidos. Henry Jenkins, professor do M.I.T., nos Estados Unidos, disse ao jornal que o videogame como mídia amadureceu muito, junto com as pessoas que cresceram com ele. "A geração que cresceu com o Super Mario está entrando no mercado de trabalho, estão virando políticos e eles vêem os games como outra ferramenta para a comunicação. Se o jogos vão ser uma mídia madura, devem servir a uma variedade de funções, assim como aconteceu com o filme. Primeiro pensando nele como entretenimento, mas também para educação, publicidade e política", relatou. O game Food Force é um exemplo do sucesso deste tipo de mídia. O título gratuito elaborado pelas Nações Unidas foi baixado quatro milhões de vezes. Em maio, um jogo online chamado Darfur está Morrendo teve 700 mil acessos, apesar de seus gráficos um pouco infantis.
Fonte : Portal Terra Games - 24/07/2006
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