Pesquisas indicam aumento do público que joga videogames e apontam que a marca deve interagir com os usuários para ter uma comunicação efetiva.
Uma pesquisa realizada pela empresa de jogos Blockdot mostra os benefícios para os anunciantes dos chamados Advergames, ou jogos com publicidade. A grande relevação é que a lembrança não vem simplesmente pela colocação de anúncios no jogo, mas da maneira como a marca se interage com os usuários.
Outros dados colhidos entre os mil usuários pesquisados, mostram que 83% pensam positivamente sobre companhias que oferecem jogos gratuitos, enquanto 70% dizem que estão mais propensos a comprar produtos dessas empresas. Além disso, 74% dos que irão jogar um jogo, dizem que o farão quatro ou mais vezes.
Kevin Wise, professor da Escola de Jornalismo da Universidade de Missouri, que conduziu um estudo recente sobre advergames, disse concordar com os resultados. É algo diferente de qualquer outro tipo de publicidade", garante.
Os advergames estão ganhando espaço, no mesmo ritmo que a demografia de usuários esteja se expandido do tradicional nicho de crianças e jovens do sexo masculino para pessoas com mais de vinte anos e até mães. Dos 244 milhões de consumidores online dos Estados Unidos, 144 milhões jogam, de acordo com estudo da IGN Entertainment, uma unidade da Fox Interactive Media.
Os videogames tem boa parte de consumidores que são casados (55% do total) e com filhos (48%). A idade media é de 32 anos com receita média na família de US$ 79 mil por ano.