Kassab ganha eleição com campanha web 2.0
28/10/2008
A campanha de Gilberto Kassab à Prefeitura de São Paulo contou com um importante aliado neste ano: a Internet.
Do início da disputa até o último domingo, o número de e-mails recebidos, em média, cresceu 300%, todos respondidos de forma personalizada. Já o site registrou picos de 12.500 acessos em um mesmo dia.
Esses dados são reflexos de uma série de ações Web 2.0. Entre as atividades desenvolvidas, está a Rede K25, que utiliza como base uma ferramenta que cria redes sociais personalizadas. Mais de 2.700 pessoas receberam missões, trocaram mensagens e se relacionaram na web. A rede somou no último mês cerca de 50 novos usuários por dia.
Outra iniciativa de destaque é o Blog 25 horas com Kassab, criado pela Talk Comunicação Interativa. Alimentado por blogueiros, essa ferramenta foi um dos principais pontos de comunicação com os internautas. A página recebeu mais de 300 comentários todos os dias. Assim como na televisão, a figura do personagem Kassabinho também serviu de símbolo de identificação com o público de Internet, promovendo a interatividade por meio de recados personalizados, jogos da memória, papéis de parede, mais um fator de diferenciação nessas eleições.
O resultado de todo esse esforço online, que caracteriza a primeira campanha 2.0 do Brasil, contribuiu para aproximar o candidato, eleito neste domingo, ao público jovem. Esta tendência foi confirmada em pesquisa de intenção de voto, divulgada na última semana pelo Datafolha, que mostrou um crescimento de 11% do democrata entre os eleitores de 16 a 24 anos, saltando de 45% para 56%. Levando em conta a mesma faixa etária, segundo levantamento do próprio Datafolha, apresentado em 30 de julho, 26% dos jovens brasileiros considera a Internet sua principal fonte de informação.
|